UMA PAUSA NECESSÁRIA… LEIA COM ATENÇÃO!

Quero fazer uma pequena pausa na série que estou publicando porque julgo necessário para todos nós que saibamos o que segue abaixo… se cada um de nós tirar 10 minutos do seu dia para ler o que estou publicando abaixo, que aliás não é de minha autoria, só fiz a tradução, poderemos ter o despertar para alguns procedimentos básicos em operar nossa rede DMR. O texto origonal é da própria DMR-MARC…
Guia de ‘Melhores Práticas no DMR-MARC’
A DMR-MARC é uma organização cuja única missão é auxiliar no desenvolvimento responsável, implantação e uso de tecnologias DMR nas fileiras amadoras. Sua associação aberta é composta de milhares de usuários finais, juntamente com inúmeros proprietários de repetidores e c-Bridge. Através de seus membros e em parceria com outros, a DMR-MARC desenvolveu ferramentas e tecnologias que hoje servem como a arquitetura e estrutura subjacentes da rede DMR amadora. Tudo o que o DMR-MARC fornece foi possível graças às doações de tempo e dinheiro de indivíduos e empresas que compartilham de nossas crenças e missão.
O DMR-MARC não pertence a um grupo; é uma rede que pertence a todos que a usam. Com este privilégio vêm certas responsabilidades. Essas responsabilidades não são codificadas em um conjunto de regras; ao contrário, eles são descritos em um conjunto de princípios e guias para as melhores práticas.
Princípios
– O DMR-MARC foi criado para levar as tecnologias de DMR à comunidade DMR amadora do mundo.
– DMR-MARC está comprometido com o crescimento responsável e adoção da tecnologia DMR.
– O DMR-MARC acredita que a rede e seus usuários devem ser tratados com cortesia e respeito. Para usar essa rede, é preciso concordar em seguir as melhores práticas em rádioamadorismo e lembre-se também que a nossa rede é de inclusão.
– O DMR-MARC acredita que o espectro é o bem mais precioso do nosso hobby. Isto pertence a todos e deve ser usado e governado com eficiência e sabedoria.
– O DMR-MARC percebe que faz parte da comunidade mais ampla de DMR e trabalha continuamente com os outros para desenvolver e implantar novas tecnologias e promover as melhores práticas.
Melhores práticas
User IDs
DMR foi desenvolvido e implantado principalmente para o mercado comercial. Como tal, todos os rádios e repetidores DMR requerem um ID numérico. Este ID não deve ser confundido com um indicativo de chamada. O ID é exclusivo para um indivíduo e pode ser usado em vários dispositivos. A DMR-MARC desenvolveu um esquema de numeração, baseado no sistema de numeração GSM, para o mercado amador. Cada ID é exclusivo de um indivíduo e específico da geografia na qual o equipamento é usado principalmente. Pedimos que todos os usuários amadores de DMR obtenham sua identidade através do site DMR-MARC em http://dmr-marc.net/contact.html. Isso garante que seu ID esteja em nosso banco de dados global e que suas informações estejam contidas em cada c-Bridge e em uma variedade de aplicativos de terceiros que usam esse banco de dados.
Níveis de áudio
O áudio de transmissão inconsistente talvez seja a maior fraqueza do DMR. Até que um padrão de áudio seja acordado ou uma solução técnica seja encontrada, cabe a todos nós, quando possível, ajustar nossos rádios para garantir que nosso áudio seja consistente com os outros na rede.
Ao usar um rádio capaz de ter seu áudio ajustado, encoraja-se que cada usuário aproveite o medidor de teste de áudio para entender como sua transmissão soa e faça os ajustes necessários. Usando o medidor online junto com o Talk Group 9999, o usuário tem a capacidade de fazer todos os testes necessários sem interferir com outras pessoas na rede. Use um navegador Chrome e vá para http://caldmr.org/list-now/index.html
Grupos de discussão – qual deles?
Existem mais de 100 grupos de discussão disponíveis para a comunidade amadora de DMR. Alguns servem clubes, alguns são específicos do tópico e alguns são geograficamente baseados. O DMR-MARC oferece atualmente 33 grupos de discussão em todo o mundo. Em geral, o DMR-MARC oferece grupos de discussão divididos ao longo da base geográfica e específica do idioma. Historicamente, os grupos de conversação geográfica foram limitados aos repetidores e c-Bridges dentro de uma região específica. A razão para isso não era excluir as pessoas de falar com outras regiões, e sim usá-las como uma ferramenta para gerenciar melhor os recursos da rede. Essa abordagem foi solucionada devido ao fato de que alguns proprietários do c-Bridge estavam compartilhando grupos de discussão sem autorização e isso criou uma série de outros problemas de “realimentação” para a rede como um todo.
Quase todos os grupos de discussão do DMR-MARC estão disponíveis para qualquer c-bridge. Em troca, pedimos aos operadores da c-Bridge para obter os grupos de conversação através de uma conexão direta com um dos nossos servidores CORE. Pedimos que os usuários respeitem o uso pretendido do grupo de conversação e utilizem os sistemas para que a quantidade mínima de recursos seja usada em cada transmissão.
Uso mínimo é um conceito importante, mas o que isso significa?
Digamos que um usuário na Europa esteja procurando se comunicar com alguém na América do Norte. A maneira de conseguir isso seria usar um dos grupos globais de conversação, chamada mundial ou internacional em todo o mundo (ou outro idioma). Mas se esse mesmo usuário estivesse apenas tentando falar com um amigo e ambos tivessem acesso ao seu repetidor local, seria melhor usar o canal local daquele repetidor. No caso de fazer uma ligação para a América do Norte em um dos Grupos de Discussão globais, a transmissão está acionando um intervalo de tempo em quase todos os repetidores amadores de DMR no mundo. No caso de falar com um amigo no grupo de conversa local, você estaria tendo uma conversa, mas usando apenas um intervalo de tempo em um repetidor. Embora possível, não faria sentido ter a conversa local no Worldwide Talk Group porque você usaria muito mais recursos do que o necessário e esses recursos não estariam disponíveis para os milhares de outros usuários do DMR em todo o mundo. Faz sentido?
Chamando canais e grupos de conversação ativados pelo usuário
Além de usar o grupo de conversação correto com base nas suas necessidades de comunicação, também é importante entender que os grupos de discussão podem trabalhar de duas maneiras diferentes, conforme definido pelo administrador do c-Bridge. Um grupo de conversação pode ser definido como “sempre ligado” ou “ativado pelo usuário”. Um grupo de conversação sempre ativo é exatamente isso, está sempre ativado e disponível em seu repetidor local. Um grupo de conversação ativado pelo usuário está sempre disponível, mas não é ativado no repetidor até que um usuário o ligue. Isso é feito selecionando o canal e pressionando o botão push-to-talk do seu rádio. A transmissão curta ativa o grupo de conversação por um período de tempo, mais uma vez, definido pelo administrador do c-Bridge.
O DMR-MARC prefere que nossos grupos de conversação regionais sejam programados como sempre ativos e que sejam usados como “Canais de Chamadas”. Um canal de chamada é um grupo de conversação cuja finalidade principal é fazer contato inicial com outro usuário.
Para ilustrar esse conceito, vamos usar o grupo de conversação norte-americano como exemplo. Na América do Norte, o grupo de conversação norte-americano é o canal mais usado da nossa rede, isso porque é definido pela maioria dos administradores do C-Bridge como sempre disponível e disponibilizado para todos os repetidores no continente. Como um canal de chamada, ele deve ser usado ao chamar outro usuário na rede. O objetivo seria usar esse canal para encontrar outro usuário, mas depois levar o QSO para um dos nossos grupos de conversação ativados pelo usuário. Embora os QSOs curtos não sejam proibidos, lembre-se de que o objetivo principal desse canal é simplesmente fazer contatos.
O que isso significa na prática? Se, por exemplo, estiver ocorrendo uma conversa com vários usuários norte-americanos de DMR localizados em vários locais em todo o continente, o grupo de conversação norte-americano é uma boa opção – pelo menos para começar. A conversa pode começar na América do Norte, mas se ela se tornar uma “mastigação de trapos” prolongada, deve mover a conversa para um dos nossos canais activados pelo utilizador, UA Inglês 1 ou UA Inglês 2. Estes dois canais devem estar disponíveis em todos os repetidores, mas apenas ligado no repetidor local quando um usuário os liga. Então, no caso do “mastigar trapos” com três ou quatro usuários, todos teriam acesso a um desses dois canais, mas quando eles digitavam e ligá-los em seu repetidor local, passariam de usar cada repetidor no continente para apenas três ou quatro. Outros ainda poderiam participar da conversa ou apenas ouvir um desses grupos de conversação em seu repetidor local, mas os recursos dos repetidores restantes na rede estariam disponíveis para outros usos. Sua conversa ainda acontece e permite que outras pessoas também tenham uma.
Nossa rede
A rede DMR-MARC é uma rede em todos os aspectos. É um grupo de repetidores em rede e uma rede de entusiastas. Não pertence a nenhum grupo ou organização. Pertence a todos nós. A organização DMR-MARC trabalha para criar diretrizes e ferramentas para que a rede possa continuar a crescer, permaneça aberta a todos e, o mais importante, é uma rede que todos podemos usar e aproveitar. Por favor, use a rede de forma responsável e seja positivo em incentivar outros a fazê-lo também.
Do original “DMR-MARC Best Practice Guide”
Tradução Livre por PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.
Grifos do tradutor.
Era isso senhores… logo mais a parte 4 da nossa série… até lá!!
73’s!
PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.