CODEPLUG… Método prático para construir um – Parte 4

Chegando ao fim dessa série, trago a vocês a parte 4 onde faremos a apresentação do último item daquela lista inicial e também algumas considerações que são importantes para você concluir a criação do seu codeplug… então vamos a ela…

LISTA DE ZONAS

O que são?

A Lista de Zona nos permite especificar quais canais serão usados dentro de uma determinada área de operação. Uma Lista de Zona para uma estação base será bem diferente de uma Lista de Zona para uma estação móvel. Em uma estação base você tem uma determinada área de cobertura e uma área bem definida de recepção de sinais de tal modo que isso pouco se altera. Em uma estação móvel, ao contrário, você pode ter uma permeabilidade em áreas em que dominam outras estações com as quais você pode fazer contato e elas precisam constar no seu codeplug. Em estações portáteis irão predominar os repetidores e poucas serão as oportunidades de contato em simplex. Tudo isso mostra que devemos nos preocupar em otimizar nosso codeplug para o tipo de operação que pretendemos praticar.

Como construir?

Imagine que você costuma viajar entre Curitiba e Florianópolis. Dentro desse percurso você tem vários repetidores analógicos e digitais disponíveis para você operar, além das frequências simplex que alguns colegas costumam operar. Pois bem, seria muito útil se você construísse um zona contendo as frequências que estão disponíveis durante esse percurso, então, dentro dessa zona você teria todas as frequências da sua “Lista de Canais” (ou pelo menos aquelas que você considera mais importantes) que você poderia usar na viagem. Essa “Zona de Canais” poderia se chamar, por exemplo, Curtiba-Floripa ou outro nome que intuitivamente lembre esse percurso. Agora imagine que além disso você deseja ir para Porto Alegre. Você poderia criar uma outra “Zona de Canais” com uma parte de frequências operadas em Florianópolis e outras que seriam usadas pelo caminho até Porto Alegre e chamá-la, por exemplo de Floripa-POA e assim somente trocaria de zona e já teria todas as frequências disponíveis no percurso. Por isso é tão importante planejar bem a “Lista de Zonas” e, mais uma vez, entender bem essa interação entre os 4 itens abordados.

CONCLUINDO

É claro que seria muita audácia de minha parte querer esgotar esse assunto em três ou quatro posts… na verdade isso seria impossível… chego ao fim desse post com a certeza de que muitos serão despertados a pensar como podem construir seus próprios codeplugs. Eu defendo a ideia de que devemos nos espelhar em quem já faz isso a algum tempo e então, a partir de um exemplo, personalizar um codeplug que mais se parece com aquilo que imaginávamos como ideal para nosso uso. É importante buscarmos ferramentas que facilitem a criação, edição importação e exportação desses arquivos para os softwares de programação dos vários fabricantes. É muito promissor a questão de que, praticamente todos os softwares, aceitam arquivos .csv para importar e/ou exportar as “Listas de Contatos” e as “Lista de Canais”. Isso facilita muito a quem vai programar o rádio

Não esqueça dos itens de personalização do seu rádio tais como nome, indicativo e mensagem de boas vindas quando você liga seu rádio. Lembre-se também que, habilitar ou não os sinais audíveis de sinalização, cores de display, temporizadores e outras facilidades do seu rádio depende apenas de você. É isso que personaliza seu rádio.

DICAS FINAIS

1 – Programe seu rádio para TOT 165… repetidoras são programadas para 180 então você poderá ser avisado (por sinalização se estiver disponível em seu rádio) antes da repetidora cair e dar um reset no TOT antes que percam grande parte do seu câmbio.

2 – Segundo o “Central Idaho Amateur Radio Club” não é recomendado usar Grupo de Recepção ou seja, ao programar, deixar o Grupo de Recepção em ‘Nenhum’ (None), e o critério de admissão recomendado é o código de cor livre (free color) porque aproveita melhor a capacidade do DMR para impedir a duplicação de sinais embora a opção padrão dos CPS normalmente seja o ‘Sempre’ (Allways)

3 – Lembre-se de seguir a lista dos 4 itens na confecção do codeplug. Isso se faz necessário por que existe um relacionamento entre os dados que deve ser mantido sob pena do codeplug não funcionar direito.

4 – Crie nomes intuitivos para Grupos, Canais e Zonas, isso irá facilitar quando você necessitar editar o codeplug ou qdo quiser informar a algum outro colega.

5 – Tenha em mente o cooperativismo… compartilhe com todos, as suas descobertas e melhorias, isso faz bem para todos nós.

73’s!

PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.