CODEPLUG… Método prático para construir um – Parte 3

Olá pessoal!… dando prosseguimento a nossa série “CODEPLUG… Método prático para construir um” estou publicando hoje a parte 3 que fala sobre um dos itens mais importantes do codeplug, a “Lista de Canais”. Notem que, devido ao carácter genérico desse artigo, não vou me deter a explicar particularidades de um ou outro fabricante, mas é claro que tenho que alertá-los de que alguns fabricantes não listam os canais separadamente, já o fazem diretamente na “Lista de Zonas”. Em nosso entendimento, ficará mais fácil assimilar os conceitos de cada um dos 4 itens indicados inicialmente, se analisarmos separadamente cada um deles, entendermos o conceito de cada um e a relação dele com os demais. Isso vai facilitar inclusive o entendimento posterior quando nos depararmos com algum rádio que não possua a “Lista de Canais” como descrita aqui. Então… vamos a ela…

 

LISTA DE CANAIS

O que são?

A Lista de Canais é uma lista onde consta todas as frequências que você irá receber em seu transceptor, independente que seja digitais ou analógicas, repetidoras ou simplex, slot1 ou slot2. Ou seja, toda e qualquer frequência que você queira trabalhar, você terá que acrescentar em seu codeplug na “Lista de Canais”.

Onde buscar?

Você deve procurar saber com os administradores das frequências e características de operação de cada frequência que quiser operar ou procurar os dados naquele arquivo do BrandMeister ou do DMR-MARC já citados e você já deve (ou deveria) ter baixado. Repetidores analógicos normalmente trabalham com subtom e estes devem ser conhecidos e programados adequadamente. Frequências simplex digitais devem ter informados o slot e a cor.

O que contém?

Os dados mínimos que conterá cada canal de uma “Lista de Canais” serão:

Nome do Canal  ==========> Você escolhe um nome

Frequência de Transmissão ===> A frequência apropriada escolhida

Frequência de Recepção =====> A frequência apropriada escolhida

TOT  ================> 165 (para terminar antes que o repetidor caia)

Frequência de Ref. de TX  ====> MID

Frequência de Ref. de RX  ====> MID

Critério de liberação =======> Sempre, Canal Livre, Cor Livre

Nome do contato==========> Nome do TG

Grupo de Recepção ========> Nome do Grupo de Recepção ou Nenhum

Código de Cor============> Conforme sua escolha

Slot ==================> Conforme sua escolha

Tipo de privacidade ========> Nenhuma

Modo do Can ============> Analógico / Digital

OBS: Para operações via rede BrandMeister, sugere-se por padrão utilizar SLOT=1 e COR=1 para o TG724-Brasil e SLOT=2 COR=1 para o TG9-Local.

Como construir?

Digamos que você queira colocar na sua Lista de Canais a frequência da PY5ETI, repetidora de Curitiba – PR, instalada no município de Balsa Nova. Você pode obter as características de operação dela a partir dos dados fornecidos pelo BrandMeister naquele arquivo já comentado aqui. Pois bem, para programar o seu rádio esse canal ficaria assim, Frequência de RX 146.970MHz, Frequência de TX 146.370MHz, COR1, SLOT1, para o TG724-Brasil… mas você pode querer trabalhar o outro slot… então você teria que acescentar na “Lista de Canais” mais um canal da PY5ETI com as mesmas frequências de TX e RX mas com COR1, SLOT2 e passaria a ter disponível também o TG9-Local, nesse caso será bom diferenciar isso no nome do canal, por exemplo, PY5ETI-SL1 e PY5ETI-SL2. Algo parecido, seria programar um canal em uma frequência qualquer de uso simplex, o que muda é que frequência de recepção e transmissão são iguais e você pode dar um nome ao canal que sugira isso, por exemplo, 145.510-SPX_SL1-5… ao olhar esse nome, intuitivamente sabemos sobre esse canal, a frequência, que trata-se de um canal SimPleX, SLot1-COR5… fica fácil de informar a outro colega os parâmetros básicos para ele contatar com você, mas claro, isso é só um exemplo e você pode querer fazer diferente e a sua moda.

OBS: A propósito de canais simplex em DMR, a revista QST na sua edição de outubro de 2015, sugere o uso das frequências simplex para uso em DMR em VHF 145.510, 145.790 e em UHF 433.450, 441.000, 446.075, 446.500, claro que para nós, brasileiros restou, em UHF, apenas a 433.450 já que nossa banda de UHF vai até 440.000MHz… azar nosso que não ocupamos os espaços.

Bem então vamos combinar o seguinte… enquanto vocês “arregaçam as mangas” e constroem a sua “Lista de Canais” eu vou providenciando o último item do nosso roteiro de construção de codeplug… a “Lista de Zonas”…

Apenas mais uma observação… alguns fabricantes exigem que se construa “Lista de Canais” separando canais analógicos dos canais digitais, se esse for o seu caso, faça como diz o fabricante, mas tenha em mente o que dissemos aqui… a tendência é que “com o andar da carroça as melancias se acomodem”, ou seja, que no futuro se uniformize e até se tornem compatíveis os codeplugs… assim espero…

73’s!!

PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.