CODEPLUG… Método prático para construir um – Parte 2

Antes de dar continuidade ao que vimos no post anterior quero observar que, não pretendo abordar nenhum tipo de rádio em especial, nem ensinar como fazer codeplug para algum modelo especifico de rádio… Não!… definitivamente não é esse o meu objetivo… o que pretendo é dar a conhecer cada um dos grupos e listas de um codeplug e suas relações de tal forma que você possa construir codeplugs para qualquer marca ou modelo de rádio e estar ciente que o codeplug ficará condicionado as limitações de cada marca e modelo de rádio.

Dito isso, vamos dando continuidade ao post anterior seguindo a lista de 4 ítens… lembram??… pois é… o segundo item daquela lista nos leva aos…

GRUPOS DE RECEPÇÃO

O que são?

Um Grupo de Recepção contém um ou vários Grupos de Conversação que serão recebidos ao mesmo tempo. É claro que, uma vez que você pode escutar todos ao mesmo tempo, isso pode se tornar inconveniente, então o correto seria você ter, em grupos separados, os mesmos TG’s e assim que identificasse qual TG está operando você imediatamente trocaria para o TG correspondente e continuaria no QSO nesse TG.

Como construir?

Você pode, por exemplo, criar um Grupo de Recepção chamado ‘Nacional’ onde conste todos os Grupos de Conversação do Brasil (Xiii… desculpe, foi mal… só temos UM)… então digamos que queremos escutar os TG9, TG724, TG915, TG268, todos de língua portuguesa, poderíamos criar um Grupo de Recepção chamado de ‘Língua Portuguesa’. Segundo o que pude apurar, não há necessidade de você programar um grupo de recepção exclusivo para um determinado TG, basta programar o Grupo de Recepção como ‘Nenhum’ que o canal de transmissão, por si só, irá determinar que receba apenas aquele Grupo de Conversação selecionado para a transmissão. Assim, imediatamente após você receber um determinado TG no Grupo de Recepção ‘Lingua Portuguesa’, você trocaria para o tal grupo e então continuaria o QSO tão somente com os participantes do TG recebido.

Para criar esses grupos, os softwares normalmente apresentam uma lista de grupos que você já criou em “Lista de Contatos” e você deve escolher entre aqueles oferecidos os que irão constar no “Grupo de Recepção” que você está criando… veja bem a relação e o porquê de se criar antes, a “Lista de Contatos”, e a importância de se manter uma ordem na criação do codeplug.

Por hoje é isso… no próximo post, a parte 3 da série, trarei para vocês uma parte muito importante na confecção de um codeplug… a Lista de Canais… aguardem!

Enviem seu comentários, críticas e correções… a todos será dada a importância que merecem.

73’s!

PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.