CODEPLUG… Método prático de construir um.

Em um post anterior apresentei alguns exemplos de codeplugs a fim de saciar o imediatismo a que somos submetidos quando adquirimos um rádio novo, porém, como bem alertou um colega, “melhor ensinar a pescar do dar o peixe”. Na verdade o codeplug de um rádio é muito particular a partir da área em que estamos, das repetidoras a que temos acesso, dos colegas disponíveis para QSO, do modo de operação a que estamos submetidos (portátil, móvel, base?), enfim de um números de variáveis que irão personalizar o codeplug e deixá-lo apropriado para nossa operação. Mas… sempre existe um “mas”, algumas coisas básicas se repetirão em um codeplug, seja ele destinado ao tipo de operação que for. Isso nos permite partir de um modelo genérico e, conhecendo os conceitos, progredir para um modelo particular. É isso que pretendo nessa série de posts que pretendo publicar aqui. É um método prático que está baseado em quatro itens e procura familiarizar os conceitos de Lista de Contatos, Grupos de Recepção, Lista de Canais e Lista de Zonas. Essa série de publicações que irei fazer sob o título de “CODEPLUG’s… Médoto prático de construir um” está baseada em pesquisas em sites de outros radio clubes pelo mundo afora, destacadamente “Clube de Radiomadores de Idaho Central”, “Guia do Radioamador para DMR” e “Code Plug explicado do MD-380”. Então… vamos ao que interessa…

Primeiro… tenha em mente que não precisamos inventar a roda… ela já existe… precisamos cada vez mais e talvez sempre procurar novas aplicabilidades para ela, é isso que nos propomos a fazer aqui com relação aos codeplugs. Algumas “verdades” serão colocadas com o intuito de tornar mais fácil a construção dos codeplugs então por favor siga os passos dados… não invente, pelo menos no primeiro momento, deixe essas experimentações para depois… primeiro tente o B A, BA e só depois leia e escreva de carreirinha.

Como dissemos antes, nos basearemos em quatro itens que, na hora de construir o codeplug, devem ser seguidos na ordem em que se encontram abaixo:

1- Lista de Contatos

2- Grupos de Recepção

3- Lista de Canais

4- Lista de Zonas

Sempre que por alguma razão você necessite modificar ou acrescentar dados no seu codeplug, siga a sequência acima para evitar surpresas desagradáveis.

Sempre, antes de qualquer modificação, baixe o codeplug atual do rádio e salve no seu computador em algum lugar de fácil acesso.

Então vamos começar do início conforme a sequência especificada acima.

LISTA DE CONTATOS

O que são?

A Listas de Contatos é o local onde consta os ID de todos os colegas radioamadores, segundo o registro do DMR-MARC para ser utilizado em Contatos Privados ou para que seja identificado por indicativo e nome sempre que o mesmo se fizer presente na frequência que você sintonizou. Também é nessa lista que estão todos os Grupos de Conversação (Talk Group, ou TG) que estão registrados no BrandMeister.

Onde buscar?

A identificação mundial de cada colega pode ser obtida em vários sites na internet mas o ideal é que você vá buscar em http://www.dmr-marc.net/cgi-bin/trbo-database/ e escolhendo entre usuários e repetidores. Baixe ambos porque você vai precisar disso mais adiante. Atente que essa lista muda diariamente, assim a lista de dois ou três dias depois pode estar bem diferente. Você vai precisar atualizar essa lista periodicamente se quiser ter seus contatos atualizados. Utilize uma planilha eletrônica para visualizar e editar os dados que interessa a você.

Os TG ou Grupos de Conversação, você também pode encontrar em vários sites mas o melhor é beber da fonte diretamente, então vá ao site https://brandmeister.network/?page=talkgroups  e baixe a lista completa de TG’s que tem por lá. Use uma planilha eletrônica para visualizar e editar os dados de seu interesse.

Como construir?

Depois de escolher os TG’s e os colegas a serem colocados na sua lista de contatos é só começar a digitar ou editar no software próprio de programação do seu rádio. Existem programas editores de codeplug, como o do colega N0GSG, mas que somente são reconhecidos por programas de gravação de alguns rádios, mas não todos. De um modo geral todos os softwares de programação de rádios conseguem importar arquivos .csv então, procure verificar se o software que você está usando permite o uso desses arquivos, isso irá lhe poupar muito tempo de digitação e ficará bem mais fácil editar seus arquivos no futuro.

Outra coisa muito importante… ORGANIZE sua lista… procure colocar todos os TG’s juntos e sequencialmente organizados. Observe isso também com relação aos contatos individuais.

Bom… creio que os colegas já tem bastante atividade com a busca e implementação da Lista de Contatos.

No próximo post continuamos a construção de nosso codeplug.

73’s!

PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.