Codeplug – É fácil, faça o seu sem complicação.

O que é exatamente um “codeplug” ?

“Codeplugs” são arquivos de configuração para rádios transceptores digitais, ou seja, são a forma como você programa e organiza o seu rádio digital para realizar as suas comunicações.

É fácil fazer o seu próprio “codeplug” e ficar livre de depender de alguém que faça para você, e somente é preciso, para isto, conhecer alguns conceitos básicos e uma técnica de criação comum a qualquer codeplug, independente do rádio que você estiver utilizando.

Conceitualmente, independente do rádio, os “codeplugs” são iguais. Normalmente mudam as telas dos programas, então, via de regra, você vai precisar saber e fazer o seguinte:



I – Conceitos básicos:

Talk Group (TG) – Grupos de conversação/discussão:

Um grupo de discussão DMR (TG) é simplesmente uma maneira de agrupar muitos IDs de rádio em um único contato digital, ou dito de outra forma, um grupo de conversação é um método de organizar o tráfego de rádio específico para os usuários do DMR que todos querem ouvir a mesma coisa e não ser incomodado por outro tráfego de rádio em uma rede DMR que eles não estão interessados em ouvir.

Grupos de conversação podem existir para muitos propósitos.Você pode ter grupos de discussão para países, estados, municípios, regiões, cidades, grupos de interesses especiais, etc. Qualquer grupo de usuários DMR pode ter um grupo de conversação atribuído a eles se quiserem organizar o tráfego que todos podem monitorar e participar, sem ter que falar um com o outro, um por um.


Os grupos de conversação também são específicos para redes DMR individuais, mas todos eles geralmente seguem o mesmo esquema de numeração.

Portanto, você precisa ter certeza de que sabe quais são os vários grupos de conversação para cada uma das redes DMR que você pode usar.


Por exemplo, o grupo de conversação 3129 na rede DMR+IPSC2 pode não ser o mesmo que o grupo de conversação 3129 na rede Brandmeister.

Aqui mesmo, neste site, você pode ver, em outra publicação, quais são os TGs utilizados na rede DMR+ IPSC2.

Code Color (color code):

Este, talvez, seja o “novo” conceito mais simples de explicar.
Na tecnologia digital DMR, COLOR CODE é o que seria, no analógico, o CTCSS.
Color code podem ser defnidos como: 0, 1, 2 …

Cada repetidora vai definir o seu color code de trabalho e cabe ao radioamador programar o seu rádio para uma determinada repetidora, com o color code informado pela repetidora digital.
Simples, não é?

Mais simples ainda é que, por convenção, praticamente todas as repetidoras do Brasil utilizam o color code=1.

Slot (Time slot):

Time slots são o que torna o DMR único. Seu sinal de transmissão é dividido em pacotes digitais de 30mS e o transmissor liga e desliga rapidamente. Isso permite que dois sinais compartilhem o mesmo canal ao mesmo tempo. Um no Time Slot 1 e um no Time Slot 2.

Por padrão, mas a critério de cada rede, o TimeSlot 1 permanece estático no grupo nacional (no caso do Brasil, TG 724), enquanto o Time slot 2 permanece dinâmico para ser utilizado por e para qualquer outro TG.


RX Group List::

É a lista de todos os grupos digitais dos quais o rádio é membro. Quando o canal selecionado tiver esta lista anexada, se o rádio receber uma chamada em grupo endereçada a qualquer um de seus grupos inscritos, o rádio participará da chamada em grupo.

Assim, quando você programar o seu rádio, basta colocar os TGs “dentro” de um RxGroupList e você ouvirá os chamados para os TGs ali cadastrados.

Digital Contact:

É a lista de seus contatos e dos TGs, com o nome que você usa para identifica-los , mais o ID DMR de cada contato/TG.

Channel:
São os canais gravados no seu rádio. Cada um referente a uma repetidora (analógica ou digital), ou a uma frequência específica (ponto-a-ponto, ou para contatos privados). É a sua “lista telefônica”, por assim dizer.

Zone:
É a lista dos canais (Channels) que aparecerão na tela do seu rádio (em geral, 2 linhas (Zones) por vez).
Dependendo do rádio, cada ZONE (linha da tela do rádio) poderá conter diversos canais (16 ou mais).

II – Configurando o seu Codeplug:

Siga esta ordem de configuração:

1) crie os digital contacts.

a)Os groupcalls (TGs):
-Tg Brasil/ id 724
-Tg Rio de Janeiro / id 72421

e todos os demais Tgs (de qualquer rede) que você pretende utilizar.

b)Os Private calls:
– Todos os IDs privados (de outros radioamadores) que você quiser cadastrar.

Obs;: Há quem prefira cadastrar todos os IDs possíveis , até o limite da memória do rádio – importando relação de indicativos/id dmr de alguma lista -, mas, pessoalmente, penso que, pelo menos inicialmente, seja mais conveniente cadastrar apenas os IDs daqueles radioamadores com quem você regularmente tenha contato e, a medida em que for precisando, vai cadastrando outros.


2) crie o RxGroupList::
-Brasil
Depois dê duplo clic neste “Brasil” e adicione nele o tg Brasil (724) criado em 1, acima.

-Geral

Depois dê duplo clic neste “Geral” e adicione nele o tg Rio de Janeiro (72421) criado em 1, bem como os demais Tgs que você criar, à exceção do 724 – cadastrado no RX Brasil, acima.

É uma boa prática criar um RxGroupList só para o TG 724 Nacional (devido a sua maior utilização) e outros RxGroupLists para os demais Tgs.

É interessante, também, separar outros TGs muito utilizados e colocá-los em RxGroupList diferentes.

A prática de definir, nos canais, o RxGroupList como “NONE”, na grande maioria dos rádios fará com que, por padrão, a lista de contatos digitais (tx), seja utilizada no rádio também como RX, então, atenção ao adotar esta técnica.

3) Crie os canais (channels)
a) mode digital
Nome: a seu critério
Tx/rx igual ao definido no seu hotspot, ou os valores da sua repetidora digital

Na parte de baixo da tela informe:
Rx Group : O RxGroupList que contenha o TG que você vai querer ouvir.
Contact : O TG que você vai querer ouvir/falar.
Codecolor : O codeColor da repetidora/Hotspot que você está usando para este canal.
Slot : Para a rede IPSC2 defina o slot 2 para todos os Tgs e slot 1 para o TG 724 e para alguns Tgs internacionais (mas verifique antes estas especificações com o Sysop da rede).

E repita os passos acima – criando um canal novo – para cada TG por hotspot/repetidora que você desejar ter cadastrado.

b)mode analógico
Preencha os dados relativos às repetidoras analógicas e/ou as frequências analógicas que você quiser gravar no arquivo de configuração do seu rádio.

4) crie uma nova ZONE
Dê um nome a esta nova zone e depois duplo clique sobre o nome dessa zone
Na tela que vai abrir, adicione os canais criados acima, de acordo com a sua própria organização.
Obs.: Lembre-se, você pode ter “N” canais e “N” Zones, então, pode organizá-los (agrupá-los) da maneira que melhor lhe parecer agradável e fácil de utilizar no seu rádio. Não há receita certa, há a sua receita.


5) Salve no micro (icone disquete)

6) Plugue o rádio (desligado) no micro

7) Ligue o radio

8) No programa clique no icone com uma seta em direção ao radio, para gravar no radio este codeplug

Ao final da gravação: PRIMEIRO desligue o radio, DEPOIS desplugue o radio do micro.

Pronto, pode ligar e usar o rádio.

Este passo-a-passo acima é só uma forma genérica de CRIAR um “codeplug”, então, coragem ! Crie seus próprios codeplugs. Depois do primeiro, fica muito intuitivo e fácil!

Nota: Veja também este artigo: http://dmr-brasil.org/2018/04/21/codeplug-metodo-pratico-de-construir-um/

73, de PU1KJA Francisco Jardim.

Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mail para suporte@amrase.org.br )