“LOSS”, “BER”, “RSSI” . O que é e para que serve isto?

Seguindo o padrão dos outros artigos, vou procurar colocar as informações da maneira mais simples possível, para que seja bem fácil a compreensão dos conceitos e, caso alguém deseje, possa servir de base para um futuro aprofundamento pessoal no assunto.

“LOSS” : Taxa de perda de pacotes de dados no trânsito pela internet.

Quando o repetidor (ou o hotspot) envia os dados (o que você está modulando, em formato digital) pela internet, para o servidor da rede em que você está conectado (DMR+, BM, etc), estes dados seguem um “caminho (via)” e pode haver perda de dados por este caminho(via) na internet.
Se esta perda é muito alta, a informação (áudio modulado) chegará truncado ou nem chegará ao destino, se, por outro lado não estiver havendo perda, ou se for uma perda bem baixa, isto não afetará a forma como o áudio chegará no destino.
Então, a taxa de “LOSS” é medida entre o repetidor e o servidor de rede.


“BER” : Bit Error Rate – Taxa de números incorretos de bits.

O rádio digital transforma o áudio que você está produzindo em bits e envia para o hotspot, ou para a repetidora, para ser, após, enviado ao destinatário (um TG, um id de outro radioamador, etc). Podem ocorrer êrros nesta transmissão de bits e esta taxa é referenciada pelo percentual de “BER” e esta taxa de êrro pode variar entre uma ou outra transmissão dependendo de vários fatores, tais como ajustes no hotspot, qualidade do sinal entre o rádio e o hotspot, ou repetidora, etc.
Então, a taxa de “BER” é medida entre o rádio e o hotspot (ou repetidora).


“RSSI” : Received Signal Strength Indicator – Indicador de intensidade do sinal recebido.

Como bem diz a definição da sigla, o fator RSSI nos diz da qualidade relativa do sinal recebido, via comunicação sem fio, ou seja, nos diz o nível de potência da comunicação recebida, após considerada toda a perda ocorrida, tanto em função da antena, quanto do cabo.
O “valor” do RSSI é extraído do receptor, assim, é uma medida para se saber o quanto de qualidade a sua comunicação chegou / está chegando no destino. Então, é uma medida entre a repetidora e o destino final da comunicação num tráfego sem fio.
Tanto melhor é este indicador, quanto mais próximo de zero.
Uma referência para se basear pode ser a seguinte tabela:
Qualidade baixa (30%) = aprox. – 85 dBm
Qualidade média(50%) = aprox. – 75 dBm
Qualidade boa (90%) = aprox. – 55 dBm
Quanto mais próximo de zero, melhor a qualidade.(tende a 100%).
Se você estiver tendo um bom nível de RSSI, mas ainda assim estiver tendo problemas no recebimento da comunicação, é provável que seja alguma interferência no local, o que necessitaria uma melhor investigação de causas.


Enfim, em pouco texto, e sempre procurando ser o mais simples e claro possível, evitando ao máximo a utilização de termos técnicos, espero ter conseguido dar uma base sobre o assunto e, quem se interessar em um maior conhecimento já terá um guia básico para iniciar seus estudos mais profundos.

73 de PU1KJA – Francisco Jardim.
.

( Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mail para suporte@amrase.org.br )