O que é a rede DMR+ IPSC2 e como funciona

O sistema IPSC2 foi desenvolvido por radioamadores e oferece, através de seus servidores IPSC2 e dos servidores bMaster+, uma rede DMR independente em todo o mundo, com inúmeros recursos.

Todos os tipos de repetidores e hotspots (usando o protocolo Motorola, Hytera ou MMDVM) podem se conectar diretamente aos servidores IPSC2 e usufruir do suporte e das funcionalidades da rede IPSC2.

Os repetidores conectados diretamente ao servidor IPSC2 (Motorola, Hytera, e MMDVM) podem ser configurados para utilizarem grupos de conversação (TG) dinâmicos e estáticos, refletores e outros recursos através de um painel de controle exclusivo destinado ao uso dos sysops.

Os sysops de repetidores baseados em MMDVM e os usuários de hotspots pessoais também podem definir essas configurações diretamente em seus softwares, usando os parâmetros “Options=”, específicos do MMDVM. Exemplos desses são MMDVMHost, PiStar, DV4mini, OpenSpot, etc.

Todos os grupos de conversação (TG) não definidos estaticamente podem ser ativados dinamicamente pelos usuários a qualquer momento através de um simples aperto no PTT. Podem ser ativados simultaneamente para cada intervalo de tempo (time slot) até 10 grupos de conversação. Caso os grupos de conversação dinâmicos (TG) não sejam utilizados, os mesmos serão automaticamente desativados após 15 minutos.

Independência, flexibilidade, estabilidade e estruturas claramente reconhecíveis para o usuário fazem parte das palavras-chave que moldam a comunidade global da rede IPSC2.

Painéis estruturados e intuitivos (dashboards) informam os usuários sobre quais clientes estão conectados (repetidores / hotspots) e ao mesmo tempo exibem, em tempo real, a atividade nos grupos conversação (TGs): http://dmr.amrase.org.br/ipsc

O coração do servidor IPSC2 é uma “matriz” intuitiva que permite configurações de grupos de conversação (TG) individuais com base em demandas regionais em cada intervalo de tempo (time slot). A matriz também permite que o sysop, além dos grupos de conversação (TG) globais, crie grupos de conversação locais adicionais se necessário, que estarão disponíveis apenas no respectivo servidor IPSC2.

O servidor IPSC2 atinge sua força através do inovador roteamento bMaster+ (ex.:http://bmaster.xreflector.es/), que representa a conexão com a rede global IPSC2.

Além de grupos de conversação (TG), separados por intervalo de tempo (time slots) e refletores, também são trocados dados de roaming, chamadas particulares e mensagens de texto. O roteamento bMaster+ é baseado na autoaprendizagem e na economia de recursos, garantindo um nível muito alto de confiabilidade e estabilidade, oferecendo redundâncias e opções adicionais para desenvolvimento futuro.

As interfaces do servidor IPSC2 permitem que repetidores e hotspots conectados diretamente transmitam beacons GPS e mensagens para aprs.fi ou DAPNET em tempo real.

O servidor IPSC2, por ser desenvolvido por radioamadores, também suporta conexões opcionais com outros sistemas DV como D-Star (servidor XLX) e C4FM (servidor YCS). Os diferentes protocolos Interlink (XLX, YCS, CC-CC…) permitem conexões fixas a salas individuais dos sistemas DV correspondentes, se necessário. Com a ajuda da matriz do servidor, cada conexão de link pode ser atribuída a um grupo de conversação (TG) separado que ficará disponível para cada repetidor ou hotspot.

Os desenvolvedores do Brandmeister e do IPSC2 discutiram a cooperação de cooperação técnica no Hamradio 2018 no estande da DMR+. O resultado foi o protocolo OpenBridge, que é rápido e aberto e permite a troca de grupos de conversação (TG), chamadas privadas (PC) e mensagens de texto (SMS) entre o IPSC2 e a Brandmeister. O OpenBridge foi colocado em operação nos sistemas IPSC2 e Brandmeister na Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e outros países. Com base em acordos e padrões conjuntos, agora as duas redes podem oferecer aos usuários comunicação aberta e entre redes com a ajuda de grupos de conversação comuns.

No Brasil temos uma rede multiprotocolo denominada Brazil-Link unindo vários sistemas, sendo eles: DMR+ IPSC2, BrandMeister, TGIF, YSF, FCS, D-Star e Peanut.

A rede IPSC2, formada pelos servidores IPSC2 e pelos servidores principais bMaster+, oferece, graças às ideias e contribuições da comunidade global, inúmeras funções e suporte para os repetidores e hotspots conectados diretamente. Os protocolos de interligação permitem opções de conexão opcionais para salas específicas em outros sistemas de DV usados ​​por radioamadores.

Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mail para suporte@amrase.org.br
73 de João Sergio, PY1IP

Traduzido a adaptado de: https://radio.xreflector.es/que-es-el-servidor-ipsc2-y-como-funciona/