PI-STAR MASTER-SUL

Olá amigos e colegas…

Estamos aqui para compartilhar com vocês todos a mais nova de nossas ações em prol do radioamadorismo… mas antes vamos ter que recuperar um pouco da história recente do DMR no Brasil que nos fez tomar atitudes que, a princípio pareceram muito radicais, mas que se mostraram acertadas e que acabaram promovendo uma mudança de paradigmas com relação as operações de redes de Digital Voice no Brasil.

Em 2016 nós fomos obrigados, por questões de interferências propositais comprovadas, a migrar nossas repetidoras analógicas para o modo digital e, após alguns meses de estudos, escolhemos o DMR pelas várias vantagens que demonstrava ter. Pois bem, em princípios de 2017 adquirimos um repetidor Motorola DGR6175 e passamos a operar a primeira repetidora digital do estado do Paraná e primeira DMR da região sul do país, a PY5ETI. Por mais de um ano essa repetidora operou de modo independente enquanto nos preparávamos para conetá-la a uma rede internacional. Isso aconteceu em meados de 2018, quando nos conectamos a rede Bandmeister. Durante pouco mais de uma ano estivemos conectados a ela e aprendemos muito. Nesse período colaboramos como pudemos, estivemos sempre presentes ajudando e levando ideias e conceitos que julgávamos corretos. Apesar disso, não vimos prosperar nada do que seria o elementar em uma rede. Não sendo bem entendidos, tomamos a decisão de criarmos nossa própria rede para manter nossas repetidoras ativas. Assim, em junho desse ano foi criado o MASTER-PR, um pequeno servidor DMR para reunir nossas repetidoras e todos os hotspots que operavam na região metropolitana de Curitiba. Foi um tremendo sucesso! Em meio a críticas de um lado e incentivos de outro, houve, confesso, um certo medo de não podermos oferecer um mínimo de qualidade para as operações de nossos colegas usuários. Mas então fomos acolhidos pela rede DMR+/IPSC2 através do Luiz, PU1LOY, do João PY1IP e do Sales PY1IBM que mantêm o Servidor Nacional da rede DMR+/IPSC2. Com a ajuda desses amigos e com a chegada de novos usuários que diariamente aportavam o MASTER-PR, nos vimos obrigados a ampliar o nosso pequeno servidor MASTER-PR. Foram feitos ajuste no software remanejados alguns TGs e aumentado o número de portas de entrada e assim aquele pequeno servidor passou a chamar-se MASTER-SUL por acolher, principalmente, estações da região SUL do Brasil. Hoje o MASTER-SUL opera a partir de um provedor nacional de alta tecnologia, segurança e desempenho, considerado um dos melhores do Brasil.

Mas porque estou contando toda essa história?… porque isso nos levou ao que agora divulgo a vocês… a primeira imagem do software Pi-Star feita sob medida para o nosso MASTER-SUL… ela já vem em português, pré-configurada para trabalhar em nosso MASTER-SUL… vem com toda a configuração básica pronta, inclusive com a cor do painel diferenciada, faltando apenas personalizar com seu indicativo, local, altitude, frequências de RX e TX e claro, se você quiser usar seu Wifi, configurar o mesmo… tem junto um pequeno tutorial de instruções de como fazer tudo isso. Qualquer um está habilitado e autorizado a fazer uso dessa imagem em seu hotspot ou repetidora. E a agora a cereja do bolo… mais do que falar, nós preservamos a sua individualidade de opção… se quiser usar qualquer outra rede, basta selecionar ela e pronto, você já estará conectado na rede que você escolher e se depois, conforme nós mesmo experimentamos, você quiser voltar ao MASTER-SUL, é escolher novamente o nosso master e pronto… você estará conosco novamente para alegria de todos nós. Agradeço aos mantenedores da rede DMR+/IPSC2 que têm nos dado todo o apoio e incentivo e nos mostrado alguns caminhos desconhecidos. Tem sido muito válida para nós essa troca de ideias. Ahhhh!!!… onde se baixa a imagem do Pi-Star MASTER-SUL?… se for para um HotSpot AQUI!… se for para uma Repetidora AQUI!… o tutorial de como fazer você mesmo e um modelo de arquivo para a configuração de rede Wifi

Como sempre, o uso e o risco correm por sua única conta… ao baixar e instalar você concorda que a gratuidade desse material me exime de qualquer responsabilidade sobre os resultados obtidos.

Sejam todos muito felizes… todas as críticas serão bem vindas… as construtivas serão aproveitadas… as outras descartadas… mas todas serão lidas… elogios? Claro que aceitamos, para podermos dividir com todos vocês.

73’s!

PU3SMS/PU5SMS – SAEZ.