Comparativo com alguns rádios DMR

          Quem inicia no DMR encontra uma boa quantidade e variedade de rádios. Neste artigo vou destacar alguns dos rádios mais utilizados, bem como as características básicas mais importantes de cada um, com o intúito de auxiliar na decisão de escolha do rádio que melhor atenda aos novos “DMRistas”.

      Comparativo de algumas especificações de alguns rádios DMR

Retevis RT-72

Algumas considerações:

Todos são bons rádios e, claro, têm seus pontos fracos e seus pontos fortes, mas todos cumprem bem os seus objetivos dentro de suas características específicas.

Quanto aos HTs:

O Radioddity GD-77 é o mais barato, principalmente por já ter muito tempo de mercado, mas é robusto, fácil de utilizar e pode ser considerado como o rádio “de entrada” no DMR.

O Retevis RT3S, embora similar ao GD-77, já dispõe de mais memória para registro de canais/zonas. Tem versão com e sem GPS.

O Alinco DJ-MD5 é o que podemos dizer de um intermediário, com ótima memória de canais, já com GPS e um detalhe importante para quem vai utilizar em conjunto um hotspot, ele pode trabalhar com uma potência bem baixa (0,2 W) , o que é bem interessante para o uso em conjunto com um hotspot.

O Anytone AT-D878, por enquanto, é o que tem mais recursos. Além da boa memória para canais, tem GPS e faz roaming de repetidoras, o que é algo muito bom em deslocamentos.

O Retevis RT-72 é similar ao RT3S, com boa memória para registro de canais/zonas. Tem GPS e configuração APRS.

Quanto aos móveis:

O Retevis RT73, rádio novo no mercado, pelo seu tamanho reduzido é uma interessante opção para instalação em veículos, além de ter uma boa potência máxima (20w). Precisa de antena externa para o GPS, e tem Roaming de repetidoras.

O TYT MD9600 é um ótimo rádio móvel, intermediário, com boa memória de canais/zonas, boa potência máxima (45w) e tem versões com e sem GPS, mas, atenção, prefira os da versão 3 (de hardware), que corrigiu alguns bugs das versões de hardware anteriores.

O Anytone AT-D578, também tem algumas versões diferentes entre si, mas, no geral, por enquanto, é o rádio móvel de excelência. Tem ótima memória de canais/zonas, ótima potência máxima (50W), GPS, roaming de repetidoras, além da opção de bluetooth.

Concluindo:

São todos ótimas opções que, claro, alguns mais baratos e outros mais caros, mas atendem desde ao iniciante em DMR aos usuários mais avançados (e mais abonados).

Alguns links de vídeos de testes e “reviews” para mais informações:

Radioddity GD-77 :
https://youtu.be/M66cEysQHsE

Retevis RT3S
https://youtu.be/5vzDg8Kcswg

Alinco DJ-MD5
https://youtu.be/4oVTmWmRE4Q

Anytone AT D878
https://youtu.be/yL0hczsaGn8

Retevis RT-72

https://youtu.be/xoE-ls4sKPs
https://youtu.be/xmLWjvKAMFQ


Retevis RT73
https://dmr-brasil.org/2020/10/29/rt73-novo-radio-dmr-retevis-movel/
https://forums.qrz.com/index.php?threads/retevis-rt73.731879/#post-5645988

TYT MD9600 /RT90
https://youtu.be/159P1NI_EvQ

Anytone AT D578
https://youtu.be/hsqef5v7AHg

73,
PU1KJA – Francisco  Jardim.
10/2020. (revisto e atualizado em 08/11/2020)