Transceptor portátil D-Star VHF/UHF ICOM ID-52

Fonte: https://radio.xreflector.es/2020/08/07/anunciado-el-dispositivo-portatil-icom-id-52-vhf-uhf-d-star/

O Icom ID-52 é o mais recente HT VHF/UHF D-Star lançado pela Icom buscando substituir o ID-51PLUS2, recentemente descontinuado. Como esperado, a versão destinada aos EUA será denominada IC-52A, enquanto a a versão destinada ao mercado europeu será a ID-52E.

O lançamento será no final do mês de setembro.

O Icom ID52A/E segue os passos do ID-51, com um design semelhante e tamanho um pouco maior. A diferença mais marcante é o visor, que no novo modelo é colorido de 2,3″, substituindo a matriz de pontos de 1,7″ usada no modelo anterior. O novo visor usa tecnologia transflectiva, que melhora a visibilidade à luz do sol. Normalmente com as telas transflectivas é utilizado um sensor de luz que permite o ajuste automático de brilho em tempo real dependendo da luz ambiente, mas ainda não sabemos se a Icom implementou esse recurso.

Icom ID-52 (esquerda) ao lado da geração anterior ID-51 PLUS2

Outro recurso bem-vindo é o Bluetooth, que permite a conexão com fones de ouvido, transferência de imagens e controle remoto; O carregamento através da porta USB finalmente está disponível também. Desculpe-me, não vou pular de alegria porque os fabricantes de equipamentos para radioamador estão finalmente descobrindo a tecnologia de 15 anos atrás.

No Icom ID-52, você também verá outras pequenas melhorias em relação ao ID-51, como uma cobertura de banda aérea mais ampla, 750mW de potência de áudio em vez de 400mW e funcionalidade D-STAR aprimorada que permite o envio de imagens. “A recepção simultânea em V/V, U/U, V/U ou DV/DV” parece ser interessante; embora ainda não seja full-duplex. Ainda temos proteção de entrada IPX7 (profundidade de 1m por 30 minutos), receptor GPS interno, slot para cartão SD, função DR e modos Terminal / Access Point.

Ainda não há informações sobre preços, mas podemos esperar algo em torno de US$ 450 no lançamento. Também não há relatos sobre a disponibilidade.

A grande dúvida que permanece é que o visor sensível ao toque não é mencionado. Se a Icom continuar a confiar na mesma interface desatualizada do ID-51 (um joystick e alguns botões) para um produto anunciado em 2020, será uma grande decepção.

Principais recursos (traduzido do site da Icom Japão):

Fonte: https://www.icomjapan.com/news/3074

  • Visor transflectivo colorido de 2,3″, com fácil visualização em exteriores
  •  Comunicação serial Bluetooth®
  • Recepção simultânea em V/V, U/U, V/U e DV/DV
  • Recursos avançados do D-STAR®, incluindo o modo terminal / modo access point
  • Recepção de banda aérea UHF (225 ~ 374.995 MHz)
  • Potência de saída de áudio significativamente maior de 750mW (400mW para a série ID-51)
  • Os acessórios podem ser usados ​​para o ID-51A/E, como baterias e microfones 

A Icom Incorporated (sede: Hirano, Osaka, Japão / Presidente: Masataka Harima) lança o transceptor digital de banda dupla ID-52A/E*, VHF/UHF que suporta D-STAR (Tecnologias Digitais Inteligentes para Radioamadores).
* ID-52A é a versão americana, ID-52E é a versão européia

O ID-52A/E está equipado com um display colorido. O tamanho da tela foi aumentado para 2,3 polegadas (1,7 polegadas para o ID-51A/E) e uma tela transflectiva é usada para excelente visibilidade, mesmo sob forte luz solar. O transceptor também oferece suporte à  comunicação serial Bluetooth®. Dispositivos Android™ sem fio com ST-4001A ST-4001I Picture Utility Software / RS-MS1A e software de controle remoto, o headset Bluetooth® opcional instalado no VS-3 também está disponível para operação viva voz  .

Os recursos a seguir foram aprimorados em relação aos modelos ID-51A/E anteriores. Recepção simultânea em V/V, U/U, V/U e DV/DV. A recepção da banda aérea é estendida de VHF a UHF (225 a 374,995 MHz). O novo modelo pode ser carregado por meio de um conector micro USB. A saída de áudio aumenta significativamente de 400mW para 750mW. O recurso mais recente do D-STAR permite enviar, receber e visualizar fotos salvas em um cartão microSD instalado usando apenas o ID-52A/E.

Além dos itens acima, o ID-52A/E tem uma variedade de recursos atraentes, como a função DR com fácil configuração, receptor GPS integrado, slot para cartão micro SD, construção à prova d’água IPX7 * e modos Terminal / Access Point. O ID-52A/E é um produto que lidera as comunicações digitais de radioamador com recursos ricos que satisfazem qualquer usuário, desde iniciantes a usuários regulares que desejam desfrutar plenamente do D-STAR.
* 1 m de profundidade de água por 30 minutos.

Icom, Icom Inc. e o logotipo da Icom são marcas registradas da Icom Incorporated (Japão) no Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Rússia, Austrália, Nova Zelândia e outros países. A marca e os logotipos Bluetooth® são marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e qualquer uso dessas marcas pela Icom Inc. está sob licença. Android é uma marca registrada ou comercial da Google LLC.

73 de João Sergio, PY1IP
Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mail para suporte@amrase.org.br