HotSpot sempre ativo.

É fundamental, no uso de um hotspot, que você defina e grave, nas configurações do hotspot o LOGIN e SENHA das suas redes WIFI, pois o hotspot irá se conectar diretamente à sua rede WIFI, sem a necessidade de qualquer micro para esta conexão.

Também será possível você utilizar como “roteador” de internet o seu próprio SMARTPHONE e assim, o hotspot ficará conectado à internet via conexão de internet do seu SMARTPHONE, o que facilita bastante na mobilidade e em locais onde você não tenha um ponto fixo de acesso à internet.

Além da tela “Painel” do Pi-Star, no hotspot, você pode acompanhar as conexões/QSOs na rede DMR+ IPSC2 pelos seguinte link:

Rede DMR+ IPSC2: http://ipsc2.amrase.org.br/ipsc/

Mas um hotspot, apesar de prover toda essa facilidade de conexão tem o seu calcanhar-de-aquiles.

O “HD” do Hotspot é o cartão micro-sd, e é o seu calcanhar-de-aquiles.

É recomendado sempre utilizar um cartão (SD-CARD) de qualidade, de uma boa marca e “classe 10”. Também recomenda-se que seja de, no mínimo, 8 GB.

Com a imagem do sistema bem gravada e acostumando-se a desligar o hotspot primeiro via software e só 30 segundos depois, após a tela apresentar a informação “close”, então, retirar a alimentação do hotspot, a possibilidade de ocorrência de problemas deve ser mínima.

Mas pode acontecer!

E, quando acontece, é preciso formatar o cartão, gravar uma nova imagem do sistema e reconfigurar tudo novamente.

É até um processo relativamente simples, mas pode ser demorado e, qualquer detalhe não seguido no script bota tudo a perder e, aí, tem-se que começar tudo de novo, e nesse tempo, longo, pode-se perder o QSO que estava fazendo.

O que fazer, então?

Primeiro, tão logo o sistema esteja rodando direitinho, faça, pelo próprio sistema, um backup da sua configuração, (Menu Configuração/Backup). Isto poupará tempo futuro.

Outra medida preventiva a ser feita: BACKUP DO CARTÃO MICRO_SD.

Tenha sempre um outro cartão reserva já gravado e configurado. Isto vai possibilitar uma troca rápida de cartão com pouca perda de tempo, caso esteja em um QSO, por exemplo, possibilitando um rápido retorno de operação do hotspot e, depois, com calma, você poderá acertar o cartão danificado.

Como fazer o backup do cartão SD?

Primeiro, baixe o programa Win32DiskImager do link a seguir e instale no seu micro:

https://sourceforge.net/projects/win32diskimager/

Segundo, retire o cartão do hotspot (com ele desligado) e coloque-o no micro; Abra o programa Win32DiskImager e copie o cartão SD para uma pasta qualquer do seu micro.

Quando acabar, mande ejetar o cartão e retire-o do micro, colocando de volta no hotspot.

(Lembre-se: Só retire o cartão do micro, após mandar ejetá-lo).

Coloque o cartão NOVO no micro.

Terceiro, ainda com o programa Win32DiskImager, copie a imagem que você gravou , conforme acima, em uma pasta do micro, para este novo cartão que você colocou no micro.

Quando acabar, mande ejetar o cartão, retire-o do micro e guarde-o como backup a ser utilizado quando necessário.

Pronto. Você está bem “calçado” e, caso seja necessário, bastará trocar o cartão do hotspot por este cartão backup e continuar o seu QSO em alguns poucos minutos.

Forte 73!
PU1KJA – Francisco Jardim.

( Em caso de dúvidas, favor enviar um e-mail para suporte@amrase.org.br )